![]() | |
Seca atual é considerada a pior dos últimos 40 anos. |
Diógenis Santos
O diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes, já alertou sobre o fato de que mais de 90% dos servidores poderão se aposentar daqui a quatro anos. Outra questão a ser discutida será o aparelhamento do órgão para que possa agir com mais vigor no combate à seca.
O coordenador da bancada nordestina, deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), destaca a importância do órgão por ser instituição de grande tradição na construção de obras hídricas e responsável por executar políticas federais de combate à seca. O departamento, afirma Eugênio, precisa ser reestruturado para atuar de forma mais eficiente durante esta que está sendo considerada a pior seca dos últimos 40 anos.
Perfuratrizes
Outro item da pauta de reunião da bancada será a contratação e a utilização de máquinas perfuratrizes pelo governo federal. Elas cavam poços onde há pedras e dificuldades de acesso à água. A bancada do Nordeste reivindica que o Dnocs fique responsável pelo maquinário de maior complexidade, que chega a profundidades de cerca de mil metros e trabalha em bacias hidrográficas que não contam com cristalino.
“Recebendo essas máquinas, o Dnocs terá uma condição operacional nova de atuar fortemente em defesa da estruturação na oferta de água em localidades que dificilmente seriam atendidas com sistemas adutores, ou que ainda serão construídos”, conclui Pedro Eugênio.
'Agência Câmara Notícias'
Nenhum comentário:
Postar um comentário