Cícero Lucena e Vital do Rêgo fizeram pronunciamentos ontem defendendo medidas urgentes, como crédito específico para produtores do semiárido. Pior estiagem dos últimos 40 anos já colocou mais de mil municípios nordestinos em emergência.
07/02/2013 - Segurança pública
Segundo parlamentares, seca prolongada é tragédia ambiental
que dizimou 40% do rebanho do estado
|
Segundo Cícero Lucena, 20 milhões de nordestinos foram atingidos pela estiagem, 91% dos habitantes da
região. Para ele, trata-se também de uma tragédia ambiental, pois, somente na Paraíba, 40% do rebanho foi
perdido.
Cícero pediu um auxílio “mais presente, atuante, emergencial, sensível e humano” do governo federal. Ele disse ser incompreensível que a população e os rebanhos passem sede em um país que sonha em ser uma grande potência e que vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Criticou o fato de que estádios de futebol estejam recebendo maciços investimentos enquanto as obras da transposição do Rio São Francisco estão abandonadas.
Para Vital do Rêgo, a demora na transposição agrava a situação e revela a disparidade de tratamento das regiões brasileiras.
— O Nordeste já perdeu 80% do rebanho e, com todo o esforço da presidente e do Ministério da Integração, as águas do São Francisco só chegarão, de forma otimista, a partir de 2015 — avaliou.
Vital também sugeriu à presidente Dilma Rousseff que vá conhecer a situação de perto. Para ele, as ações emergenciais do governo federal não têm beneficiado todos os municípios atingidos.
— A imagem do solo rachado é a cara do Nordeste. Infelizmente uma cara feia, que mata, que assusta, que castiga os nossos filhos. Será que para nós, nordestinos, é dada esta pena, esta sentença anual? Será que nós temos que ser castigados anualmente em conviver com esta intempérie?
Caravana
Cícero quer decreto de
emergência para a região
|
Vital cobra visita de
Dilma a semiárido
nordestino
|
Os dois senadores destacaram a Caravana da Seca, na qual deputados estaduais da Paraíba percorreram 50 municípios em dezembro. Vital comparou os relatos da caravana — que apontaram problemas como falta de água potável, perda de animais e avanço da desertificação — à descrição do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Cícero, por sua vez, declarou apoio à campanha SOS Seca Paraíba, fruto da caravana. E conclamou a população a participar do abaixo-assinado lançado pela Assembleia Legislativa pedindo mais atenção ao estado. Ele se associou à reivindicação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) para que a presidente Dilma Rousseff decrete situação de emergência no Nordeste.
Jornal do Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário