Programa Sebraetec estimula e subsidia a inovação em micro e pequenas empresas. Outros programas também despertam mudanças e novas oportunidades
Luciana Oliveira
Com esses números, a Paraíba foi o Estado do Norte e Nordeste do país que mais captou recursos no programa Sebraetec e investiu em idéias inovadoras. Nacionalmente, ocupa o sétimo lugar no ranking desses investimentos, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Na manhã desta quarta-feira (12), o Sebrae e órgãos parceiros estiveram reunidos em João Pessoa no 2º Encontro de Provedores de Soluções do Programa Sebraetec, para apresentar dados sobre o que foi investido em inovação neste ano de 2012 e as perspectivas para o próximo ano. “Os resultados do Sebraetec e do ALI foram excelentes e superaram as metas. Através do Sebraetec, oferecemos 2,8 mil soluções de inovação para quase 1,8 mil empresas, apenas em 2012”, destacou o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Paraíba, Fernando Ronaldo Araújo.
“Há várias soluções de inovação para as micro e pequenas empresas, oferecidas pelo Sebrae e outros órgãos, como a Universidade Federal da Paraíba, o Senai e o IEL, por exemplo. Os empresários têm esse apoio e devem aproveitá-lo”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.
O evento contou também com a presença do coordenador nacional do Sebraetec, Pedro Pessoa, que falou dos desafios de levar para os negócios brasileiros os conhecimentos da área de ciência e tecnologia produzidos no país. “O Brasil está em um ótimo momento, crescendo. É preciso sensibilizar as empresas sobre a importância da inovação para se tornar competitiva. A Copa do Mundo de 2014 e os demais eventos esportivos são grandes oportunidades para os empresários”, disse.
ALI atinge quatro municípios e supera metas
Entre os anos de 2012 e 2014, o programa ALI deverá atender mil empresas de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Até o final de 2012, os agentes locais de inovação já prospectaram 573 empresas, em diversas áreas. “Já superamos a meta de 2012 e atingimos novos segmentos como saúde, academias, pousadas, hotéis, indústria, além do varejo em geral”, destacou o gestor do ALI na Paraíba, Cláudio Soares.
Segundo Cláudio, até o final do primeiro semestre de 2013, mil empresas já deverão estar sendo atendidas pelo programa que diagnostica problemas e propõe soluções inovadoras. Os agentes locais percorrem as quatro cidades atendidas, conversam com os empresários e fazem a consultoria gratuitamente na própria empresa.
“Queremos implantar a cultura da inovação no Estado, aproximando as empresas das demandas da inovação. Percebemos que ainda falta informação a muitos empresários, mas há muitas oportunidades que não podem ser perdidas. O acompanhamento do ALI gera melhorias nas empresas e aumenta a sua competitividade”, disse Cláudio.
FONTE: Agência Sebrae de Notícias ( PB ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário