quarta-feira, 27 de março de 2013

Projovem Urbano abre novas perspectiva para jovens patoenses

O Projovem Urbano, em Patos, está mudando a vida de muitos jovens de 18 a 29 anos de idade que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental.  A finalidade do programa é elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. 
A dona de casa Francilene Lucena Martins, 19 anos, é um dos cento e noventa e oito alunos matriculados no programa, que busca sua reinserção na escola e no mundo do trabalho. “Quando eu comecei a estudar meu marido viajava muito, aí eu resolvi deixar os estudos, quando foi agora, após cinco anos eu voltei a estudar, pois quero ter a oportunidade de melhorar de vida conseguindo me inserir no mercado de trabalho”, contou Francilene. 
Ela conta ainda que os dois filhos Francinaldo Samuel, de 1 ano e 4 meses, e Elionark Lucena Batista, de 4 anos, não atrapalham seus estudos. “Sem ler, sem pegar num caderno pra aprender alguma coisa foi muito ruim, e agora está sendo maravilhoso, porque além de aprender nossos filhos têm o carinho e a dedicação das mães cuidadoras”, conta feliz. 
O Projovem Urbano além de oferecer uma bolsa mensal de 100 reais aos matriculados, conta com quatro mães cuidadoras que atendem mais de cinquenta crianças entre 0 e 8 anos, filhas das mães alunas, e todos com direito ao jantar da escola. Francilene Lucena incentiva os jovens patoenses que não concluíram o ensino fundamental para que não deixem passar essa oportunidade. “Pensem na oportunidade de terminar o ensino fundamental e realizar o seu sonho. Eu, por exemplo, quero ser num futuro bem próximo, uma advogada”, revelou Francilene. 
A Coordenadora do Projovem Urbano no município de Patos, D`Ávila Regina Filgueiras, destacou a motivação e o interesse dos alunos matriculados no programa que buscam um sonho: ingressa numa faculdade e concluir um curso superior. “O interessante é a gente ver a motivação desses alunos que estão se descobrindo através deste programa que veio para mudar a vida deles, e é assim que também nos motivamos para oferecer-lhes novas alternativas no mercado de trabalho”, disse D`Àvila. 
No Projovem Urbano os alunos têm aulas de português, matemática, inglês, informática e ciências da natureza e humanas, além da capacitação profissional em turismo e hospitalidade e uma disciplina voltada para formação cidadã. Uma das responsáveis pela aplicação das disciplinas é a professora de Inglês, Kilmara Rodrigues dos Santos. “Na verdade o Projovem Urbano é um programa de resgate de jovens, que deixaram de estudar na idade regular e que agora estão tendo a oportunidade de concluir o ensino fundamental, e este é o único programa que recebe adolescentes, jovens, casados e os filhos, que dividem o mesmo espaço escolar”, comentou Kilmara. 
Programa Nacional de Inclusão de Jovens 
O Projovem Urbano é um programa da Secretaria Municipal de Educação de Patos e do Ministério da Educação com aulas noturnas, com duração de 18 meses, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Chagas Candeia, localizada a Rua Joaquim Amaro, no bairro Monte Castelo, zona Sul de Patos.

FONTE: Acessoria - PatosOnline - http://www.patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário