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Arnaldo Jabor Educação no Brasil
Inclusão Digital: Problema ou Solução
Posted janeiro 16th, 2008 by mvdiogo
in
Inclusão Digital: Problema ou Solução - Caso Intel Educar
Há algum tempo muitas pessoas olhavam para a informática de forma cética, onde ela era boa, mas não tão importante para sociedade. Com o aumento de serviços oferecidos pelos aplicativos cada vez mais governos e a sociedade têm usado a informática em suas atividades.
Podemos notar esse fenômeno quando o correio eletrônico pára de funcionar por mais de 1 mês em nossa empresa ou residência. E se o sistema de Recursos Humanos ou Contabilidade da empresa param? Acho que o caos reinaria de forma automática já nas primeiras horas do mau funcionamento do computador. Desta forma é fundamental que as pessoas aprendam a trabalhar bem com o computador. E como dizia uma antiga frase: "Tudo começa na escola".
As escolas públicas têm enfrentado problemas críticos de falta de priorização nos recursos durante a década de 90. Desta forma a informatização nas escolas não acompanhou a evolução no mundo. Nas escolas do Ceará por exemplo, a cada 5 escolas 1 tinha laboratório de informática, e neste laboratório apenas 5 computadores funcionavam. Tudo isto levou o Brasil a ocupar a lanterninha na América Latina em 2005 no ranking dos países sobre o uso da Tecnologia da Informação.
Hoje já estamos vendo investimentos significativos na aquisição de computadores pelo governo federal onde, em 2007, foram mais de 10mil computadores. Nas escolas de Fortaleza a situação se inverteu, é difícil encontrar escola sem laboratório de informática. Mas isso só foi possível graças ao uso do Software Livre, o que barateou em mais de 50% os custos da aquisição de um computador.
Mas o que fazer com tanto computador chegando às escolas? Será que os professores estão preparados para dar aula aos alunos? A INTEL, em parceria com o SENAI tem ofertado cursos de Informática gratuitos mostrando o que o professor pode fazer com o computador em suas aulas. E não é aula de informática, é aula de Biologia, história, matemática... usando os recursos de Informática.
O projeto Intel Educar, usando software proprietário tinha alguns problemas. Algumas entidades não tinham os aplicativos proprietários exigidos e depois de formado o professor teria que adquirir um software para poder aplicar o que aprendeu. Quando os professores voltavam para os seus laboratórios a maioria deles também não tinha este software. Depois que este projeto começou a usar o Software Livre o SENAI do Ceará passou de aproximadamente 300 pessoas formadas para mais de 1000 pessoas formadas em 2007. Mas isso só foi possível pois se constatou que o projeto acabou sendo bom para todos.
Atualmente temos a visão que a maior arma de integração entre as entidades no Brasil é o uso contínuo de Softwares Livres como o Linux, BrOffice.org, Mozilla Firefox, entre outros, pois torna o pós-treinamento gratuito, e possuí uma confiança e garantia de continuidade do uso produto. Enquanto que capacitações usando Software Proprietário o usuário muitas vezes é "obrigado a piratear o software" (93,8% dos jovens compram produtos piratas no Rio de Janeiro - ABES 2007) aumentando ainda mais a pirataria de software (68% uso de Software Pirata em 2005 na América Latina), o Software Livre, tanto o formando quanto a empresa em que ele trabalha, poderá usar o aplicativo sem nenhum problema legal.
E a cadeia de empresas, professores e alunos agradecem por não precisar entrar mais na ilegalidade.
Aplicativos Usados: BrOffice.org 2.0, Mozilla Firefox 2.0, Linux qualquer distribuição, NVU.

Podemos notar esse fenômeno quando o correio eletrônico pára de funcionar por mais de 1 mês em nossa empresa ou residência. E se o sistema de Recursos Humanos ou Contabilidade da empresa param? Acho que o caos reinaria de forma automática já nas primeiras horas do mau funcionamento do computador. Desta forma é fundamental que as pessoas aprendam a trabalhar bem com o computador. E como dizia uma antiga frase: "Tudo começa na escola".
As escolas públicas têm enfrentado problemas críticos de falta de priorização nos recursos durante a década de 90. Desta forma a informatização nas escolas não acompanhou a evolução no mundo. Nas escolas do Ceará por exemplo, a cada 5 escolas 1 tinha laboratório de informática, e neste laboratório apenas 5 computadores funcionavam. Tudo isto levou o Brasil a ocupar a lanterninha na América Latina em 2005 no ranking dos países sobre o uso da Tecnologia da Informação.
Hoje já estamos vendo investimentos significativos na aquisição de computadores pelo governo federal onde, em 2007, foram mais de 10mil computadores. Nas escolas de Fortaleza a situação se inverteu, é difícil encontrar escola sem laboratório de informática. Mas isso só foi possível graças ao uso do Software Livre, o que barateou em mais de 50% os custos da aquisição de um computador.
Mas o que fazer com tanto computador chegando às escolas? Será que os professores estão preparados para dar aula aos alunos? A INTEL, em parceria com o SENAI tem ofertado cursos de Informática gratuitos mostrando o que o professor pode fazer com o computador em suas aulas. E não é aula de informática, é aula de Biologia, história, matemática... usando os recursos de Informática.
O projeto Intel Educar, usando software proprietário tinha alguns problemas. Algumas entidades não tinham os aplicativos proprietários exigidos e depois de formado o professor teria que adquirir um software para poder aplicar o que aprendeu. Quando os professores voltavam para os seus laboratórios a maioria deles também não tinha este software. Depois que este projeto começou a usar o Software Livre o SENAI do Ceará passou de aproximadamente 300 pessoas formadas para mais de 1000 pessoas formadas em 2007. Mas isso só foi possível pois se constatou que o projeto acabou sendo bom para todos.
Atualmente temos a visão que a maior arma de integração entre as entidades no Brasil é o uso contínuo de Softwares Livres como o Linux, BrOffice.org, Mozilla Firefox, entre outros, pois torna o pós-treinamento gratuito, e possuí uma confiança e garantia de continuidade do uso produto. Enquanto que capacitações usando Software Proprietário o usuário muitas vezes é "obrigado a piratear o software" (93,8% dos jovens compram produtos piratas no Rio de Janeiro - ABES 2007) aumentando ainda mais a pirataria de software (68% uso de Software Pirata em 2005 na América Latina), o Software Livre, tanto o formando quanto a empresa em que ele trabalha, poderá usar o aplicativo sem nenhum problema legal.
E a cadeia de empresas, professores e alunos agradecem por não precisar entrar mais na ilegalidade.
Aplicativos Usados: BrOffice.org 2.0, Mozilla Firefox 2.0, Linux qualquer distribuição, NVU.
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