quinta-feira, 24 de maio de 2012

PREFEITO EMPREENDEDOR - INCREVA-SE PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO

Mostre o desenvolvimento do seu município
Sebrae incentiva o prefeito empreendedor
Fonte: Sebrae/NA
Saiba como se inscrever e concorrer ao prêmio que valoriza projetos que contribuem para o crescimento econômico e social dos municípios
Realizado de dois em dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos e administradores regionais do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE) que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs).
 
 
 
 
As voltas que o dinheiro dá!
Medidas simples para alavancar o crescimento de uma comunidade!

Com o Prêmio Prefeito Empreendedor, o Sebrae pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios.

Por meio do prêmio, os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações. A satisfação da população e a ampliação de parcerias que fomentarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade municipal são outras vantagens.

Exemplos de GESTÃO PÚBLICA DE SUCESSO!
Parte I  (Tempo: 23m07s)

Parte II (Tempo: 23m10s)

Parte III (Tempo: 27m59s)

VEJAM ESTES EXEMPLOS ADOTADOS POR GESTORES PÚBLICOS QUE
CHEGARAM A GERAR UM MELHOR PADRÃO DE VIDA E A INSERÇÃO
DE MUITOS DA SUA COMUNIDADE NO MERCADO DE TRABALHO.


Etapas

O Prêmio é dividido em duas etapas: estadual e nacional. Na etapa nacional serão concedidos 11 prêmios, sendo seis destaques temáticos e cinco regionais.

Esta 6ª. edição reforça a municipalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Uma das novidades é o prêmio especial para implantação da Lei Geral nos municípios, incluído nos destaques temáticos. Os demais destaques abrangem os seguintes capítulos da Lei: compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora e inovação, além da formalização de empreendimentos, na qual está incluído o Empreendedor Individual, que entrou em vigor em 1° de julho de 2009.

O Prêmio é dirigido a prefeitos de todo o país e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE), de acordo com as categorias abaixo. A escolha da categoria deverá ser assinalada pelo município no formulário de inscrição:

Categorias

- Categoria Melhor Projeto Estadual - Municípios ou administrações regionais do Distrito Federal cujos projetos reúnam até 10 ações.

- Categoria Destaques Temáticos - Municípios ou administrações regionais do Distrito Federal cujas ações se destaquem como experiências importantes nos seguintes temas específicos:

- Destaque Temático - Compras Governamentais - Melhor política municipal de aquisição de mercadorias e serviços de micro e pequenas empresas pela administração pública local;

- Destaque Temático – Desburocratização - Melhor política municipal de redução da burocracia para micro e pequenas empresas;

- Destaque Temático - Educação Empreendedora e Inovação - Melhor política municipal de estímulo à inovação e à educação empreendedora pela prefeitura municipal;

- Destaque Temático - Formalização de Empreendimentos - Melhor política municipal de estímulo à formalização de empreendedores e empreendimentos;

- Destaque Temático - Implantação da Lei Geral - Melhor política municipal para tornar realidade os benefícios da Lei Geral para micro e pequenas empresas: legislação regulamentada e implantada;

- Destaque Temático - Médios e Grandes Municípios - Melhor política municipal de apoio e estímulo a micro e pequenas empresas em cidades com mais de 150 mil habitantes.
Prêmios estaduais

a) Um Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - 6ª edição (1º lugar estadual);
b) Até 6 prêmios para os Destaques Temáticos a serem concedidos, um por tema, às ações temáticas que se destaquem como experiências importantes para divulgação em âmbito estadual.

Serão concedidos aos prefeitos vencedores certificado e troféu entregues em solenidades em seus estados. Os vencedores serão comunicados pelo Sebrae de seu estado. Os resultados finais serão divulgados no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Todos os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação total máxima receberão ainda o Selo Prefeito Empreendedor - Finalista Estadual, reconhecimento para o projeto inscrito.
Prêmios Nacionais

a) 1 Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Norte);
b) 1 Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Nordeste);
c) 1 Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Centro-Oeste);
d) 1 Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Sudeste);
e) 1 Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (1º lugar - Região Sul);
f) Até 6 Prêmios para os Destaques Temáticos Nacionais, a serem concedidos, um por tema, às ações temáticas que se destaquem como experiências importantes para divulgação em âmbito nacional:

- Prêmio Destaque Temático Nacional - Compras Governamentais
- Prêmio Destaque Temático Nacional – Desburocratização
- Prêmio Destaque Temático Nacional - Educação Empreendedora e Inovação
- Prêmio Destaque Temático Nacional - Formalização de Empreendimentos
- Prêmio Destaque Temático Nacional - Implantação da Lei Geral
-Prêmio Destaque Temático Nacional - Médios e Grandes Municípios.
Serão concedidos aos prefeitos vencedores, na etapa nacional, uma viagem internacional, certificado e troféu, entregues em solenidade a ser realizada em Brasília-DF. A data da cerimônia e o roteiro da viagem técnica internacional serão comunicados aos vencedores e divulgados no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.
PREFEITOS DA PARAÍBA QUE JÁ GANHARAM ESTE TÍTULO, ENTRE TANTOS OUTROS A NÍVEL NACIONAL:
BANANEIRAS - PB
Região: Nordeste
Categoria(s): Destaque Temático: Formalização de Empreendimentos / -
Prefeito(a): Marta Eleonora Aragão Ramalho
Edição: 6ª Edição - Biênio 2009/2010
Habitantes: 22.316
Descrição: Capacitar mulheres beneficiadas com o programa Bolsa Família em corte e costura demonstra a preocupação do executivo municipal em não apenas deixar seus munícipes assistidos neste programa de cunho alimentar, mas desenvolver capacidades produtivas que permitam a seus habitantes largar da dependência do sustento de suas necessidades primordiais. Foi formada uma Associação, disponibilizadas máquinas, apoio jurídico, liberada instalações e foram realizadas aquisições de insumos para as empreendedoras. O movimento das aquisições de gêneros alimentícios da agricultura familiar ocorreu de forma acelerada e intensiva. A Lei Geral foi apenas encaminhada ao legislativo municipal e aguarda sua regulamentação. Outra ação que gerará impacto substancial sobre a economia municipal será na exploração turística que recebeu incentivos fiscais que promoveram o surgimento de novos empreendimentos. Com o propósito de incentivar a formação de empreendedores preparados e aptos a criar sustentabilidade nas ME e EPP no longo prazo a Prefeitura incluiu na grade das escolas municipais noções de associativismo e de cooperativismo. Ações no Projeto: 05 Naturezas Empreendedoras Ações Ação 01: Apoiar a cooperação e o associativismo Ação 02: Planejar e estruturar o desenvolvimento sustentável do município Ação 03: Aprovar e implantar a Lei Geral Municipal das microempresas e empresas de pequeno porte Ação 04: Planejar e estruturar o desenvolvimento sustentável do município Ação 05: Promover a educação empreendedora e profissionalizante Referências Capacitar mulheres do Programa Bolsa Família

CABACEIRAS - PB / NACIONAL
Região: Nordeste
Categoria(s): Região Nordeste / -
Prefeito(a): Arnaldo Farias Dosô Júnior
Edição: 3ª Edição - Biênio 2003/2004
Habitantes: 4.907
Descrição: Um município em que a chuva só chega em 30 dias no ano, em pleno sertão da Paraíba e nas condições menos favoráveis possíveis; foi nesse cenário que o Prefeito Empreendedor transformou a realidade local aproveitando as características da cadeia de ovinocaprinocultura (carne, leite, derivados, couro, dentre outros subprodutos). A cidade foi descoberta pela indústria cinematográfica e diversos filmes tiveram como cenário a cidade de Cabaceiras. O turismo receptivo foi dinamizado graças a uma ação inteligente para atrair turistas dos países nórdicos para conhecer a criação de ovinos - caprinos em condições climáticas desérticas

CABACEIRAS - PB
Região: Nordeste
Categoria(s): Destaque Temático: Educação Empreendedora e Inovação / -
Prefeito(a): Ricardo Jorge de Farias Aires
Edição: 6ª Edição - Biênio 2009/2010
Habitantes: 5.112
Descrição: Foram adotadas, de início, ações estanques e isoladas, mas que, se bem executadas, podem gerar impacto significativo na realidade municipal, como o planejamento participativo, tendo como pano de fundo a implantação do Plano Diretor, que contou com a participação de diversas instituições de renome no meio municipal. O segmento de turismo também mereceu destaque como fonte geradora de riqueza no PIB municipal. Foram implementadas ainda ações para prevenir gargalos e captar recursos para investimento no desenvolvimento da atividade. Discussões, proposições e encaminhamentos formam as diretrizes para a preservação da cultura municipal. A memória da cultura foi preservada, e produzidos documentários. A valorização da cultura passou a ser fator gerador de riquezas, mas consolidou o Polo Turístico Cultural de Cabaceiras. O atraso e o desconhecimento da mão de obra do mercado de trabalho na era digital forçaram a Prefeitura a articular a instalação de telecentros, a disponibilização de cursos de informática e o acesso ao Ensino Superior.

CABACEIRAS - PB
Região: Nordeste
Categoria(s): Região Nordeste / -
Prefeito(a): Ricardo Jorge de Farias Aires
Edição: 5ª Edição - Biênio 2007/2008
Habitantes: 4.253
Descrição: O diagnóstico participativo demonstrou ser a forma mais democrática e efetiva de atender aos anseios e às expectativas da população, que esperava o cumprimento das promessas de campanha do Prefeito Ricardo Jorge. Pelo diagnóstico, constatou-se que a já existente exploração turística dos atrativos naturais do Município necessitava de projeto integrado e sistêmico que consolidasse algumas atividades existentes. Cabaceiras se preparou para ser a "Hollywood" do Nordeste brasileiro. Com o fortalecimento do turismo e a consequente dinâmica, provocar-se-ia a inclusão social da parte da população que permaneceu à margem dos benefícios provenientes da implantação da cadeia da ovinocaprinocultura. O setor de artesanato proveniente do couro do bode rapidamente foi um dos principais fomentadores da economia pela atração de turistas de vários estados do Nordeste. Somente com essa ação, aumentou o fluxo de turistas na Cidade, com incremento de 30%, influenciando diretamente o comércio local (restaurantes, hotéis, guias de turismo, táxis, dentre outros). Em seguida foram elaborados pacotes para que acorressem turistas de outras regiões do País cujo mote foi a visibilidade da Cidade, palco de 20 superproduções. O pacote explorou com muita eficácia os locais da cidade cenográfica.

FAGUNDES - PB
Região: Nordeste
Categoria(s): Região Nordeste / -
Prefeito(a): José Martins Cavalcante
Edição: 2ª Edição - Biênio 2002/2003
Habitantes: 11.830
Descrição: O Município é conhecido como um dos que mais recebem turistas na Paraíba, especialmente pela Pedra de Santo Antônio, principal ponto turístico local. Os católicos se dirigem até lá para renovar sua fé em Santo Antônio. A região precisou receber infraestrutura e políticas de incentivo ao turismo receptivo religioso, a fim de ter estrutura para não só receber, como também hospedar, alimentar e dar o mínimo de conforto aos turistas. Nada mais natural que, para a implantação dos serviços, fosse necessário contar com a instalação de MPE. A iniciativa dependeu da decisiva participação da administração municipal, que atraiu crédito com linhas privilegiadas as quais contemplaram ativamente as necessidades de crédito dos novos entrantes. A capacitação da mão de obra foi condição mais do que necessária para que o projeto deslanchasse.

JOAO PESSOA - PB
Região: Nordeste
Categoria(s): Região Nordeste / -
Prefeito(a): Ricardo Vieira Coutinho
Edição: 4ª Edição - Biênio 2005/2006
Habitantes: 702.340
Descrição: Com iniciativa bastante inovadora, a Prefeitura definiu que o percentual de 3% de todas as compras públicas por ela realizadas seria destinado a um fundo criado cuja finalidade é ofertar linhas de crédito para MPE. Os volumes, no primeiro ano de funcionamento, foram responsáveis por saudável concorrência na oferta de crédito em João Pessoa. Bancos e instituições financeiras da Cidade reduziram as exigências para concessão de empréstimo, diminuíram as taxas praticadas nos empréstimos para MPE, estimularam MPE informais a se formalizarem, haja vista que, por meio desse projeto, as MPE, além de terem acesso ao crédito, quando formalizadas poderiam também participar das licitações realizadas pelo Município para compras públicas. O reflexo foi imediatamente sentido na economia e no mercado de trabalho do Município, os quais apresentaram expansão de resultados.

MONTEIRO - PB
Região: Nordeste
Categoria(s): Região Nordeste / -
Prefeito(a): Carlos Alberto Batinga Chaves
Edição: 1ª Edição - Biênio 2001/2002
Habitantes: 27.687
Descrição: O Município conta com reconhecido potencial de turismo na região, pois é polo cultural e turístico. A Prefeitura desenvolve capacitação permanente e realização de eventos, oficinas, cursos e encontros a fim de gerar crescimento econômico, social, cultural e ambiental do Município. Foi feito levantamento nos principais locais de visitação turística no sentido de identificar festas, comemorações e manifestações culturais tradicionais em cada região municipal. Com base nesse levantamento, foi possível à administração municipal estruturar políticas públicas de fomento e qualificação do turismo nessas localidades sempre com o envolvimento de MPE locais.

SAPÉ - PB
Região: Nordeste
Categoria(s): Região Nordeste / -
Prefeito(a): João Clemente Neto
Edição: 6ª Edição - Biênio 2009/2010
Habitantes: 47.682
Descrição: O modelo implantado pela prefeitura por meio da moeda local, que era aceita e convertida em todas as formas de comercialização existentes no município, serviu como forma de reter o meio circulante na cidade. Esta substituição da administradora do cartão de crédito pela Prefeitura passou a beneficiar o comércio local graças à extinção do pagamento da conversão do crédito no cartão de crédito em moeda, muito usual em todo as relações financeiras desta finalidade. O comércio se capitalizou e o benefício foi geral na economia municipal.

                                
BOAS SOLUÇÕES: O intercâmbio, a capacitação, democratizar o crescimento social e intelectual de todos é uma obrigação que compete a todos nós. O mero assistencialismo e o clientelismo, na nossa ótica, é apenas um paliativo, que não chega a resolver as reais necessidades de uma coletividade!

"O fraco rei faz fraca a forte gente".
Luís de Camões


Veja o que Jonh Lennon já dizia quando criança:

"Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi “feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida."
John Lennon


Sejamos fortes TODOS; e querer ser um Vencedor, uma pessoa realizada consigo mesmo, "feliz no seu eu", jamais será algo utópico; basta querermos!"
Francileudo Lopes da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário